Varejo começa a eliminar as perdas da Pandemia
Dados do IBGE a respeito do varejo em Abril relatam que diversos segmentos do mercado brasileiro estão apresentando crescimento. Em alguns deles, o patamar de vendas e negócios já está em níveis pré-pandemia. Apesar de incertezas com relação a saída do período de pandemia, os indícios de que uma recuperação está iniciando são fortes.
Dentre os setores que mais superaram as expectativas estão o de material de construção, farmacêuticos, artigos de uso pessoal, supermercado e móveis e eletrodomésticos. Ainda é cedo para prever se esse crescimento continuará pois os índices de Abril são registrados após o término das restrições de Março.
Inclusive o IBGE detectou que há uma mudança no comportamento do consumidor mês a mês de acordo com essa restrição. Um exemplo é a flutuação do consumo de supermercados, que registra crescimento durante períodos de maior restrição, e queda em momentos de relaxamento de medidas de combate a covid-19. Acredita-se que isso se deva a uma maior divisão de gastos do consumidor em outros setores além de supermercados.
Conforme a vacinação avança, ainda há preocupação com as contas públicas, inflação, desemprego elevado e racionamento de energia. Mesmo assim, a projeção de crescimento do PIB brasileiro está em 4,36% para este ano. A tendência para outros mercados da América Latina é bem parecida.
Esperamos um aumento de todas as atividades econômicas para o próximo semestre, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. É o momento de investir no seu negócio caso ele dependa de exportações e importações. Fale com a Call Export para saber mais.
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.