O que está acontecendo com as montadoras?
Diversas montadoras anunciaram a paralização das suas operações na semana do dia 22 de Março causando impacto na confiança do mercado. A suspensão de operações inicia na sexta-feira dia 26 e deve seguir até o dia 5 de Abril.
O motivo alegado por algumas montadoras, como a Mercedes-Benz do Brasil, é evitar a circulação de pessoas neste momento em que o Brasil atingiu a marca de 300.000 mortos pela pandemia do vírus Sars-Cov-2 (Coronavírus), mas o problema também é de ordem operacional: falta de peças.
Os atrasos nas linhas logísticas têm causado prejuízos com os atrasos na produção, principalmente nas de esquema just-in-time, que evoluíram de pequenas paradas temporárias, para reprogramações e enfim acordos das montadoras com sindicatos para lay-offs de parte do pessoal de fábrica.
O bom sinal, é que áreas administrativas estão mantendo esquemas de trabalho homeoffice, e as negociações por lay-offs na forma de folgas que se estendem de 10 dias até 2 meses, são sinalização de que as montadoras acreditam que há prazo para a normalização no fornecimento de peças ainda neste semestre.
“As montadoras estão “aproveitando” as medidas de restrições de circulação e isolamento social implantada pelos governos e municípios para contribuírem também com essas medidas, e principalmente equilibrarem suas produções devido a falta de matérias primas e insumos. Essas paradas devem se estender até meados do mês de abril, quando as montadoras devem avaliar novamente esses cenários de escassez de materiais e a evolução das medidas de isolamento promovidas pelos governos e prefeituras. ” – dia Cristina Muller da Call Export, e acrescenta- “O impacto já é grande nas importações pois grande parte das matérias primas e insumos são fabricados na China. Talvez com essa parada, os as montadoras consigam receber esses materiais e adequar a produção. No caso das exportações que estão queda, após a parada existe a possibilidade, caso as montadores recebam esses insumos, delas voltarem a níveis normais.”
Existem algumas soluções para contornar esse novo momento de ruptura no Supply-chain, que requerem um parceiro estratégico nas suas atividades de Importação e Exportação, por isso sugerimos conversar com a equipe da CallExport através do formulário abaixo.
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.