Call Export discorre sobre a CFOP 7501 e sua forma de uso. Foto por Glenn Carstens no Unsplash.

O que é a CFOP 7501?

O Código Fiscal de Operações e Prestações (ou CFOP) das entradas e saídas de mercadorias, é um código numérico que tem por objetivo identificar a circulação de mercadorias, é utilizado para referências as notas fiscais de produtos e para monitorar operações de compra e venda pela Receita Federal.

A CFOP7501 requer cuidados no preenchimento de operações de exportação indireta e envolve informações item a item das Notas Fiscais e também da DU-E.

Para exemplificar, sua empresa está em São Paulo e você produz determinado produto e vende para uma empresa situada no estado do Paraná, esta por sua vez exporta utilizando a CFOP 7501, mas é a sua empresa em São Paulo que possui todos os benefícios tributários e São Paulo é considerado o estado exportador. Para ver mais exemplos como este, acesse o site do Ministério da Economia.

Para ter acesso a tabela completa de códigos a serem usados (tanto em serviços municipais, interestaduais ou até para o exterior) acesse a seção de tabelas atualizadas do governo no site do SISCOMEX.