O impacto do aumento do ICMS sobre Exportação e Importação
O aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis no Brasil tem impacto significativos no comércio exterior. Como o ICMS é um imposto estadual, estados brasileiros têm autonomia para definir suas alíquotas. Quando ocorre um aumento no ICMS sobre combustíveis, o primeiro impacto direto é no custo de transporte por caminhões e veículos utilizados na logística de importação e exportação dependentes do Diesel, por exemplo.
Esse aumento dos custos de transporte afeta a competitividade das empresas brasileiras no mercado global. Preços mais elevados tornam os produtos brasileiros menos atrativos para os compradores estrangeiros. E o empresário tem que adotar estratégias para trabalhar com esse aumento, veja:
- Negociar contratos de importação ou exportação com inclusão de cláusulas que especificam como os custos associados ao aumento do ICMS serão tratados, incluindo, por exemplo, a possibilidade de renegociar preços.
- Explorar alternativas mais eficientes, como fontes energias renováveis, para reduzir a dependência de combustíveis afetados pelo ICMS.
- Existem incentivos fiscais e reduções de alíquota do ICMS para certos tipos de produtos ou atividades, empresários devem investigar se seu negócio se enquadra em um desses incentivos.
Essa semana falaremos mais de alguns incentivos que podem ser usados pelo empreendedor no Brasil para exportar. Essas são apenas algumas das estratégias usadas para manter a competitividade no mercado externo, para saber mais sobre soluções inteligentes de exportação e importação converse com a equipe da Call Export, e siga-nos nas redes sociais.
Essas notícias também são do seu interesse…
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.