Call Export analisa a saída das fábricas da Ford do Brasil. Foto por Bill Oxford no Unsplash.

O fechamento das fábricas da FORD e o início de 2021

Uma notícia bombástica na segunda-feira dia 11 de Janeiro de 2021, o fechamento das fábricas da FORD Motors no Brasil, foi vista com preocupação pelo mercado, deixou as previsões da economia um pouco mais pessimistas e gerou certa insatisfação do cliente mais ansioso.

A Ford informou através de nota, que a capacidade ociosa de suas fábricas (em São Paulo, Taubaté e na Bahia) e a crise sanitária da COVID-19 foram os principais motivos do encerramento. Outro motivo de acordo com o site americano Financial Times é a incapacidade de recuperação da Ford desde a crise econômica de 2013.

A indústria automobilística vem sofrendo seu pior momento no Brasil em 5 anos. Segundo dados da ANFAVEA, era esperada uma queda de 31% nas vendas de veículos no último trimestre de 2020, e a queda foi um pouco menos pessimista: 26%.

Mas, o que podemos tirar de conclusão sobre a retirada das fábricas da Ford do Brasil?

“Além do desemprego que vai ocasionar – já sendo esse um grande problema do nosso país – vamos ter a diminuição das exportações de carros leves para a Argentina, que é um grande consumidor das exportações brasileiras.”

Para as empresas que importam peças, “a importação continuará e talvez até aumente. As empresas brasileiras que fazem peças para os carros da Ford devem continuar sua produção em princípio, mas com uma redução de carros leves da FORD nas ruas esse quadro pode mudar. Pick-ups e SUV´s, na sua maioria já são importadas da Argentina e esse processo não sofrerá alterações.” diz Cristina Muller, uma das nossas especialistas.

Nossa equipe torna o seu processo de exportação e importação mais tranquilo e ágil. Nos diga como podemos lhe ajudar.