Mini-SUVs: uma chance para as montadoras brasileiras
Uma análise do mercado de automóveis indiano mostra que há forte tendência na opção por linhas de mini SUVs em todas as montadoras instaladas naquele país. Chama a atenção o fato de haver isenções de impostos que incentivam a produção de carros menores que 4m de comprimento, que que apesar de isolar a Índia por muito tempo do mercado global acabou resultando na descoberta desse nicho e sua popularização em diversos países.
Um estudo do Data Bridge mostra que a taxa de crescimento anual composta para mini-SUVs é de 12,23% até 2026. Entende-se por mini-SUV a produção de um utilitário esportivo baseado no mesmo chassi de um carro popular. Essa conclusão vem do investimento realizado pelas montadoras com enfoque no gosto do consumidor por veículos pequenos, porém com conforto, automação, entretenimento e carroceria elevada (capacidade off-road).
No Brasil, existe a possibilidade de que a capacidade ociosa de diversas montadoras possam abrigar uma futura demanda por mini-SUVs, algumas opiniões do mercado já dizem inclusive que o carro popular vai deixar de ser a preferência, mesmo com a diferença de quase R$ 30.000 entre o popular de entrada e a versão mini-SUV de alguns modelos.
Com a retomada das atividades aos poucos, conforme o Brasil sai da fase aguda da pandemia, é esperada uma retomada de produção destes modelos no Brasil, tanto para o mercado interno quanto para a sua exportação.
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