Impacto na Soja: A desvalorização do dólar em Junho
O dólar fechou no menor valor em 5 meses no dia 02 de Junho, acumulando uma desvalorização de 2,02% em 2021. A desvalorização também teve motivo na divulgação de relatórios do FED sobre a economia americana e a taxa de empregos.
O último relatório do FED no dia 04 sobre empregos registrou que a economia norte americana deixa a crise da pandemia para trás, mas que ainda não são os resultados “substanciais” esperados.
No cenário brasileiro, a pequena melhora como o índice do PIB do 1º Trimestre – que retornou ao patamar do 4º trimestre de 2019 – também impulsionou uma flutuação no preço da soja.
Impacto na Soja Brasileira
Além da desvalorização do dólar no começo de Junho, o encerramento da colheita argentina, o cenário de estabilização na bolsa de Chicago e da produção norte americana para o momento registra contratos futuros (Julho e Agosto) com valor sendo negociado com sensível aumento.
Parte da queda do preço no mercado interno se deve também ao movimento dos produtores, que já estão capitalizados pela comercialização de metade da safra do ano (2021) e estão optando pelo armazenamento do grão.
Tudo esses motivos fizeram com que compradores de soja reduzissem o ritmo de compra, pois acreditam que conseguirão comprar volumes maiores a preços mais atraentes nos próximos dias. O mercado segue com compradores e vendedores retraídos desde meados de maio.
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.