Call Export fala sobre a proibição de exportação da carne bovina para a China. Juliana Amorim on Unsplash.

Governo suspende exportação de carne bovina brasileira para a China

O ministério da Agricultura e Pecuária confirmou no dia 04 de Setembro a ocorrência de dois casos da chamada doença da “Vaca Louca”, ou EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina). Um caso foi identificado no Mato Grosso (MT) e outro em Belo Horizonte (MG), no entanto são considerados atípicos e foram destinados ao abate sanitário isolado.

O Brasil notificou a OIE (organização Mundial da Saúde Animal) e tomou providências para interromper a exportação de frigoríficos situados no Brasil voltados para a China, as unidades no Uruguai e Paraguai serão responsáveis por suprir a demanda. Responsável por 31,5% das exportações para a China, a carne bovina Brasileira representa 58,6% das exportações para a China, num valor equivalente a US% 5,1 bilhões.

Caso “Atípico”

A boa notícia, e que a OIE considera este tipo de caso atípico – já que não há a contaminação de outros animais ou ingestão de ração contaminada – e o Brasil mantem então seu status de risco insignificante para a doença. Ainda, o depoimento de diversos analistas chineses ressalta que o Brasil é muito importante nesse contexto, e que é difícil que haja proibição severa.

Fonte: Com informações da Folha de São Paulo.

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.