Governo Federal reduz tarifa de importação do aço
Em meados de maio, o Ministério da Economia propôs ao GECEX (comitê executivo da câmara de comércio exterior) a redução na tarifa de importação do aço. O corte foi realizado nos vergalhões de aço e em outros 11 produtos. Um dos objetivos é tentar conter a alta da inflação. Outros produtos alimentícios e agrícolas como carne e trigo também sofrerão reduções.
A redução da tarifa entrou em vigor dia 12 de maio e deve durar até dezembro de 2022. Dois tipos de vergalhões (CA-50 e CA-60) tiveram impostos reduzidos de 10,8% para 4% (média internacional da tarifa). Segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) o aço é o insumo que mais impacta o preço da construção. Já o Instituto Aço Brasil alega que o impacto do aço no IPCA é de 0,3% e por isso não existe justificativa para a medida, e considera que o mercado é quem vai responder a esse impacto.
De acordo com o instituto, há um excesso de capacidade no mundo de aproximadamente 518 milhões de toneladas e a maioria dos países tem restringido a importação para evitar efeitos predatórios no mercado local. Cabe ao GECEX avaliar nesses primeiros meses o resultado dessa medida como o controle da inflação.
Para um acompanhamento detalhado dos efeitos sobre as operações de importação da sua empresa, como é o caso do aço e diversos outros produtos, fale com a equipe da Call Export.
Essas notícias também são do seu interesse…
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.