Exportação – O que é a demanda dependente?
Quando falamos em demanda dependente (ou mesmo independente) a questão toda é na diferença quanto ao controle e capacidade de previsão. Basicamente ambas dizem respeito a capacidade de prever ou não uma demanda de mercado para determinado produto. Para entender a demanda dependente, é necessário compreender primeiro a demanda independente, veja.
Demanda independente
Os itens dessa demanda normalmente são os produtos acabados. Sempre haverá riscos e incertezas quanto ao estoque, quando a demanda é independente.
É aquela que está fora do controle da empresa, não há uma visibilidade concreta sobre como ou porque ocorre. A empresa cumpre essa demanda independente, porém seu resultado não sofre interferência de nenhum tipo de ação ou estímulo de consumo (como promoções, reduções de preço etc.).
A melhor abordagem para a demanda independente é a reposição de estoques.
Demanda Dependente
Está relacionada sempre a um insumo que compõe um produto. É uma demanda previsível do âmbito da empresa, porque seu consumo é programado internamente. A quantidade de insumos programada depende, no entanto, da “previsão ou estimativa” da demanda independente, e se adapta rapidamente caso a previsão não corresponda a situação real.
A abordagem no caso da demanda dependente é a requisição de quantidades e o momento ideal de entrega de tais insumos, para que esses sejam usados na produção, que atenderá previsões da demanda independente.
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.