Evergrande e o possível impacto no aço brasileiro
De acordo com dados do IPEA, o estreitamento de laços entre o governo chinês e o brasileiro ao longo de duas décadas fez com que o país asiático se tornasse o maior importador. As atividades comerciais entre os dois países resultaram em mais de US$ 1 trilhão entre 1997 e 2020. Entre os principais produtos consumidos pela China estão commodities agrícolas, combustíveis e minerais – especialmente o minério de ferro, e por isso podemos explicar o impacto da Evergrande no aço brasileiro.
A Evergrande é a segunda maior incorporadora imobiliária da China, que se baseia na construção civil para conduzir a sua economia e, por isso, dois dos principais produtos brasileiros necessários para essa atividade são o aço e o ferro. Em 2020 aroximadamente 71,8% do minério de ferro exportado do Brasil teve como destino a China. E aqui sinaliza um alerta à cadeia de suprimento de ferro brasileira.
Além do impacto geral no mercado financeiro global, a interrupção na semana passada das transações na Bolsa de Valores de Hong Kong sinalizam que há mudanças mais profundas na maneira de conduzir a economia chinesa, que podem impactar além das exportações do minério de ferro para a construção civil. Estamos monitorando o problema e em breve saberemos o impacto disso nas relações de comércio com o Brasil.
Caso você tenha operações de exportação e importação com a China, e precise de um olhar mais detalhado sobre a questão, fale com a nossa equipe.
Essas notícias também são do seu interesse…
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.