Entenda o Protecionismo
Protecionismo é a política econômica usada por um país para proteger seu mercado interno de concorrentes externos. Sua principal característica é dificultar a entrada de produtos e serviços estrangeiros, de forma a proteger o parque nacional de empresas.
Uma das formas comuns de protecionismo é o aumento de taxas de importação, criação de barreiras alfandegárias de cunho sanitário e subsídios a indústria e agricultura nacional. Pode ser classificado como comercial, quando estabelece cotas para determinados produtos; ou alfandegário, quando há uma elevação das taxas de importação para determinado produto. Mas há pontos positivos e negativos nesse tipo de estratégia que precisam ser mencionados.
Pontos positivos do Protecionismo
Geralmente seu objetivo acaba por visar o lucro do mercado interno de um país, proteger a economia e favorecer melhores condições de vida, trabalho, oferta de emprego e desenvolvimento de tecnologias locais.
Pontos negativos do Protecionismo
Visto no cenário internacional de globalização como uma prática “desleal”, prejudica a imagem de bom negociador do país, o que faz com que alguns países adotem medidas recíprocas de protecionismo, prejudicando o fornecimento de materiais essenciais para o país que exerce medidas de protecionismo.
Organização Mundial do Comércio
De acordo com dados da OMC, o Brasil está entre os 10 países/regiões que mais aplicam legislação protecionistas. O ranking dos mais protecionistas pode ser visto abaixo:
- União Europeia.
- Índia.
- Rússia.
- Argentina.
- Estados Unidos.
- Brasil.
- Bielo-Rússia.
- Alemanha.
- Reino Unido.
- Itália.
Existem maneiras de exportar e importar produtos e serviços mesmo com medidas protetivas. Precisa ser feito um planejamento, acompanhamento e estudo das melhores vantagens em cada caso. Para saber mais, converse com a equipe da Call Export.
Essas notícias também são do seu interesse…
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.