Entenda o benefício do OEA
Qualquer empresa que depende dos processos de importação e exportação é ciente dos prazos para a liberação de mercadorias. Nos últimos anos, devido ao COVID e a embargos impostos à Rússia, dependendo da região esse tempo acabou por se tornar maior. Isso fez com que empresas buscassem novos fornecedores, de outras regiões com o objetivo de agilizar de alguma forma seus processos logísticos e suas cadeias de suprimento. Em Maio, o governo brasileiro aumentará um programa que agilizará ainda mais os processos: o OEA.
O que é o OEA?
OEA é o programa OPERADOR ECONÔMICO AUTORIZADO. É um acordo com outros 10 países para que as aduanas reconheçam mutuamente empresas com bom histórico de cumprimento de regras e, dessa forma, terão tratamento diferenciado agilizando seus carregamentos.
Quem são os países do OEA?
Além do Brasil, o acordo inclui Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Existem entendimentos de que os Estados Unidos também assinarão esse mesmo programa.
Qual é a vantagem?
De acordo com dados da Receita Federal e do jornal Valor Econômico, através do OEA empresas conseguiram reduzir desembaraços de carga marítima em 26 minutos (enquanto o processo leva até 28horas para cias fora do programa); para cargas aéreas o desembaraço reduziu de 14 horas para 21 minutos. O mais impressionante é o Rodoviário, redução de 7 horas para 4 minutos com a empresa inclusa no OEA.
O OEA é um estímulo a mais tanto para a agilidade nos processos, como para que as empresas mantenham conformidade nas operações de comércio exterior. A quantidade de empresas que aderiram ao programa passou de 5 em 2014 para 494 em 2021. Se tem mais dúvidas sobre esse processo, fale com a equipe da Call Export.
Essas notícias também são do seu interesse…
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.