CallExport analisa o salto de investimentos em energia solar no Brasil. Foto por Zbynek Burival no Unsplash.

Energia Solar começa 2021 com bom desempenho

Segundo levantamentos da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – o setor apresentou um crescimento de 52% no último ano, em comparação a todos os investimentos acumulados desde 2012. Em 2020 o setor atraiu mais de R$ 13 Bilhões em investimentos.

Esses valores são diluídos em grandes usinas, sistemas de geração de telhados, fachadas e pequenos terremos. Os investimentos criaram aproximadamente 86 mil empregos e proporcionaram a arrecadação de 3.9 bilhões de reais em impostos.

Geração Centralizada ou Distribuída?

Em termos simples, a geração centralizada compreende aquela gerada por usinas de grande porte, enquanto as de distribuída são sistemas médios e pequenos como aqueles instalados em casas, terrenos e fachadas.

Em termos de capacidade, somando as duas formas de geração, o Brasil saltou de 6,4Gw para 7,5Gw, um crescimento de 64% em 2020. E a geração de energia solar ainda é a sétima maior fonte de geração de energia, há um espaço de crescimento, e uma vantagem para empresas que querem apostar nesse mercado este ano.

Com fonte de dados do Estadão e da ABSOLAR.

Nossa equipe torna o seu processo de exportação e importação mais tranquilo e ágil. Nos diga como podemos lhe ajudar.