COVID-19 – A opinião da ANVISA sobre exportações de vacinas do Brasil
No combate e na prevenção ao Coronavírus, o Brasil hoje possui a produção da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, e a Vacina da AstraZeneca/Oxford, produzida sob direitos pela Fundação Oswaldo Cruz.
Antônio Barra Torres – presidente da Anvisa – sinalizou que há dois pedidos com a intenção de exportar as vacinas contra a Covid-19 produzidas no Brasil, mas que a Anvisa “não tem a incumbência” exportadora ou importadora sobre o assunto.
No dia 03 de Março a diretoria da Anvisa já havia informado, em medida temporária, que itens como oxigênio e vacinas contra o coronavírus só podem ser exportados com sua autorização. O órgão confirmou também que vai manter sua posição firme de primeiro atender o mercado nacional, sinalizando o aumento de casos e mortes por COVID-19 em março de 2021.
Essa postura foi adotada após haver informações de que o Instituto Butantan esperava vender a CoronaVac para outros países da América do Sul, mesmo antes de ser finalizada a campanha de vacinação prioritária no Brasil.
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.