Como a China fará entregas no futuro?
Você pode nunca ter ouvido falar na CAINIAO, mas com certeza já ouviu falar na gigante chinesa de e-commerce Alibaba. A Cainiao é a subsidiária logística bilionária do Alibaba e controla os armazéns e estoques da empresa na cidade de Hangzhou, que tem mais de 10 milhões de habitantes.
A operação interna da empresa é padrão: armazenagem, estoques, empilhadeiras e colaboradores bem treinados, principalmente para fazer a movimentação de produtos para feriados comerciais intensos como o chamado “Dia do Solteiro”.
A forma que a Cainiao encontrou de distribuir os pacotes comprados ao consumidor final é que chama a atenção. A frota de veículos autônomos XIAO G, chamados pela revista TIME de o “futuro das entregas”.
É um caminhão autônomo do tamanho de uma moto, que navega sem dificuldade pelo trânsito e faz as entregas: Ao chegar a um destino, dispara um aviso para que o consumidor desça, digite uma senha, uma tampa se abre e a encomenda é entregue. A tecnologia está sendo chamada de “a coisa mais importante ocorrendo no espaço digital chinês no momento”.
A ideia do pequeno caminhão autônomo vai muito além, é criar um ecossistema único para todas as empresas de logística do mundo “se plugarem”, prova disso é que o sistema já conseguiu reduzir o preço de um pacote de 1kg para todo o território Chinês para aproximadamente 30 centavos, e os 15 maiores operadores logísticos Chineses já sinalizaram que querem utilizar o serviço, que requer simples integração. Estima-se que mais de 3000 operadores logísticos do mundo vão aderir ao modelo autônomo.
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.