Análise da Call Export: Pesquisa da PWC com CEOs mostra positivismo em 2021. Foto: Yogendra Singh no Unsplash.

CEOs Brasileiros vêm 2021 com otimismo

Pela primeira vez em um ano de pandemia, em dados da 24ª edição da Pesquisa Global com CEOS da PwC, os executivos de todo o mundo, e também do Brasil, estão com uma perspectiva positiva para os próximos anos. De acordo com o estudo, 76% dos 5050 executivos entrevistados acreditam que o cenário vai melhorar.

Esse otimismo é reflexo do progresso das vacinações em diversas partes do mundo, porém ainda há um longo caminho para se recuperar da queda média global de 3,5% do PIB. Ainda, parte dos CEOs entrevistados já enxergam que 2022 trará crescimento de receitas, enquanto a maioria espera que isso ocorra nos próximos três anos.

No Brasil

De acordo com matéria da Forbes, 53% dos CEOs entrevistados aqui fazem projeção de melhoria para os próximos 12 meses, enquanto 67% dizem que ainda levará 3 anos para recuperarmos o ritmo pré-pandemia. O otimismo se deve as previsões mais pessimistas de 2020 não terem se concretizado pois o mercado e as pessoas se adaptaram rapidamente em busca de alternativas para o trabalho e para os desafios.

Preocupações

Dentro dos 10 problemas citados como maiores preocupações, na lista dos CEOs estas os maiores desafios ao crescimento das empresas nos próximos anos serão a preocupação com saúde (52%), cybercrime (47%), excesso de regulamentação (42%), incerteza política (38%), incertezas em políticas tributárias (31%), aumento de impostos (30%), mudanças climáticas (30%) e fake news (28%).

Conclusão

Comparações da mesma pesquisa em 2008 relacionando comportamento dos CEOs e crescimento dos PIBs e os resultados são consistentes, assim como novos ciclos de Commoditie se iniciam em 2021, essa é mais uma boa notícia para o mercado e para empreendedores.  A economia ainda não está fora de perigo, mas há grandes chances de melhorias.

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.