Argentina: A suspensão de exportação de carne bovina
A Argentina determinou a suspensão da sua exportação de carne bovina por 30 dias. Um comunicado emitido dia 18 de maio afirmou a decisão do Ministério do Desenvolvimento Produtivo argentino:
“O governo nacional decidiu implantar um conjunto de medidas e emergência com o objetivo de organizar o funcionamento do setor, restringir práticas especulativas, melhorar a rastreabilidade das exportações e evitar evasão fiscal no comércio exterior”.
Desde segunda-feira, dia 24, o governo argentino e o Consórcio de Exportadores de Carnes Argentinas (ABC) já haviam sinalizado a suspensão. O principal motivo foi a alta de preços internos do produto, causada em parte por especulações focadas em benefícios a todos os produtores, em consequência da atratividade maior nas exportações. Serão estabelecidas diversas medidas, de acordo com o presidente Alberto Fernández, podem ser removidas antes do prazo, caso haja estabilização nos preços.
O presidente também afirmou que exportações em andamento no período da suspensão serão auxiliadas pelo que chamou de “mecanismos de exceção”.
O mercado brasileiro parece sofrer efeito semelhante em seus preços, que subiram 35% nos últimos 12 meses, fazendo com que o brasileiro mudasse inclusive o tipo de proteína que consome diariamente para por exemplo, ovos. A equipe Call Export continuará monitorando a situação nas próximas semanas.
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.