Abertura Comercial, o Dia das Mães e a Mulher na Cadeia de Suprimentos
Este domingo tivemos o dia das Mães, e não pudemos deixar – como sempre – de passar um dia agradável com nossos familiares e celebrarmos a liderança das mulheres mais importantes para a nossa vida – e reais detentoras do amor incondicional. Isso trouxe uma reflexão em duas áreas diferentes: a abertura comercial e o talento das nossas colaboradoras-mães.
Certa vez, o economista Edmar Bacha – um dos integrantes da equipe do Plano Real – disse “A abertura comercial é a mãe de todas as Reformas”. E ele não poderia estar mais certo, de 1994 até hoje o Brasil se estabeleceu como um líder do continente sul-americano com o Mercosul e como uma economia global de respeito (OK, vamos deixar de lado as dificuldades impostas pelos últimos anos de pandemia e crise econômica). Podemos dizer que o Brasil avançou muito nos últimos 30 anos em sua abertura comercial.
A abertura comercial trouxe as ferramentas e os mercados que o Brasil precisava. Mas são as nossas mulheres/mães que tem grande responsabilidade pelo sucesso da abertura. A mulher está cada vez mais inserida em todos os níveis das atividades de comércio exterior, de acordo com o Gartner, 41% da força de trabalho das cadeias de suprimento em 2021 era composta de mulheres.
Apesar de um objetivo que será conquistado ainda no longo prazo, esperamos ver cada vez mais mulheres inseridas no cenário do Comércio Exterior, para celebrarmos cada vez mais a participação das mães na movimentação da economia Global. E para saber mais como as nossas mulheres atuam nas atividades de exportação e importação, fale com a nossa equipe.
Essas notícias também são do seu interesse…
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.