Brasil se torna o 14º país em energia solar – E governo anuncia expansão
Essa semana a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar e Fotovoltaica) anunciou que o Brasil ultrapassou a marca de 10GW de potência instalada em energia solar. Para entender, 1GW (Gigawatt) atende por volta de 1,5 milhão de habitantes. Isso colocou o Brasil entre os 15 países com a maior capacidade em energia solar do planeta.
Desde 2012, o governo já realizou investimentos de aproximadamente R$ 52 bilhões e, após esse marco, anunciou que pretende dobrar essa capacidade (20GW) nos próximos dois anos. Um dos incentivos é o desconto de tarifas da rede de distribuição até o ano de 2045. Além disso, haverá incentivos até para instalação de painéis para consumidores de baixa renda.
Há dois tipos de geração de energia solar no Brasil: a centralizada (usinas ou fazendas de produção de energia próximas a grandes centros); ou a distribuída (consumidores que decidem gerar sua própria energia ou comprar de condomínios). Dos 10GW atuais, a geração distribuída é responsável por 6,5GW, de um mercado em constante expansão.
Para operações de importação de painéis solares, é necessário que ele já possua Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM – o sistema Harmonizado de códigos aduaneiros para o Mercosul) e a aprovação do INMETRO através do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem). Além disso, muitos impostos de importação estão zerados até o final de 2021.
É um ótimo momento para importar e realizar negócios voltados para a Energia Solar. Se precisar de auxílio, conte com a Call Export. Fale conosco!
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.