CEOs Brasileiros vêm 2021 com otimismo
Pela primeira vez em um ano de pandemia, em dados da 24ª edição da Pesquisa Global com CEOS da PwC, os executivos de todo o mundo, e também do Brasil, estão com uma perspectiva positiva para os próximos anos. De acordo com o estudo, 76% dos 5050 executivos entrevistados acreditam que o cenário vai melhorar.
Esse otimismo é reflexo do progresso das vacinações em diversas partes do mundo, porém ainda há um longo caminho para se recuperar da queda média global de 3,5% do PIB. Ainda, parte dos CEOs entrevistados já enxergam que 2022 trará crescimento de receitas, enquanto a maioria espera que isso ocorra nos próximos três anos.
No Brasil
De acordo com matéria da Forbes, 53% dos CEOs entrevistados aqui fazem projeção de melhoria para os próximos 12 meses, enquanto 67% dizem que ainda levará 3 anos para recuperarmos o ritmo pré-pandemia. O otimismo se deve as previsões mais pessimistas de 2020 não terem se concretizado pois o mercado e as pessoas se adaptaram rapidamente em busca de alternativas para o trabalho e para os desafios.
Preocupações
Dentro dos 10 problemas citados como maiores preocupações, na lista dos CEOs estas os maiores desafios ao crescimento das empresas nos próximos anos serão a preocupação com saúde (52%), cybercrime (47%), excesso de regulamentação (42%), incerteza política (38%), incertezas em políticas tributárias (31%), aumento de impostos (30%), mudanças climáticas (30%) e fake news (28%).
Conclusão
Comparações da mesma pesquisa em 2008 relacionando comportamento dos CEOs e crescimento dos PIBs e os resultados são consistentes, assim como novos ciclos de Commoditie se iniciam em 2021, essa é mais uma boa notícia para o mercado e para empreendedores. A economia ainda não está fora de perigo, mas há grandes chances de melhorias.
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.