Por que consolidar a sua carga na exportação?
Consolidar carga na exportação é a prática de combinar várias remessas menores em um único envio maior. Essa abordagem traz vários benefícios para quem quer exportar e para empresas que querem comprar fora do país, e é considerada vantajosa em diversos aspectos. Nossa equipe lista alguns deles, veja:
Eficiência de custos
Ao consolidar carga, várias remessas menores são combinadas em um único contêiner ou carregamento. Isso resulta em economia de custos, pois os custos de transporte, manipulação, documentação e outros relacionados à exportação são compartilhados entre as remessas consolidadas. Os custos por unidade de carga são reduzidos, o que pode tornar a exportação mais acessível para pequenas e médias empresas.
Otimização do espaço
A consolidação de carga usa de forma eficiente o espaço disponível em contêineres ou outros meios de transporte. As remessas menores são empacotadas e acomodadas juntas, preenchendo o espaço disponível de maneira mais completa. Isso ajuda a maximizar a capacidade de carga dos meios de transporte e reduzir custos adicionais associados ao espaço ocioso.
Facilidade de logística
Como o processo logístico, incluindo coleta, armazenamento, documentação e entrega são gerenciados como uma única remessa, a coordenação e o acompanhamento do envio é simplificado, tornando a logística mais eficiente e fácil de gerenciar.
Redução de riscos
Consolidar carga pode reduz riscos associados ao transporte e manuseio de mercadorias. As remessas consolidadas são geralmente melhor protegidas e mais seguras, pois são manipuladas menos vezes ao longo da cadeia de suprimentos. Além disso, a consolidação permite melhor supervisão e rastreamento das remessas, o que ajuda a mitigar os riscos de perdas ou danos durante o transporte.
Flexibilidade e frequência de envio
Ao consolidar carga, é possível ter flexibilidade na programação de envios, uma vez que remessas menores podem ser agrupadas ao longo do tempo até atingir uma quantidade suficiente para a consolidação. Isso permite que as empresas enviem mercadorias com mais frequência, mesmo que em volumes menores, sem a necessidade de esperar por uma carga completa antes de enviar.
Importante
Considere também que a consolidação de carga pode exigir um pouco mais de tempo e coordenação, especialmente para garantir a sincronização adequada das remessas.
“Exemplos como chinelos, sapatos etc. Muitas empresas grandes não vendem para clientes de pequeno porte em outros países. Mas na nossa operação, nós comprar de distribuidores – através de cotações – apontamos a melhor oferta e exportamos para esse cliente – inclusive ele pode consolidar carga comprando mais de um tipo de produto.” Comenta Cristina Müller, CEO da Call Export.
Também é necessário levar em conta as características e necessidades específicas dos produtos a serem exportados. É uma prática comum e recomendada para muitas empresas que desejam exportar produtos em volumes menores de forma mais econômica e eficiente. Fale com a nossa equipe sobre como tornar seu processo de exportação mais simplificado.
Essas notícias também são do seu interesse…
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.