Exportação: Argentina suspende exportação de carne bovina
No dia 04 de Janeiro, o Ministerio de Agricultura, Ganadería y Pesca Argentino anunciou que estenderá a suspensão de exportação de carne bovina até 2023, inicialmente a suspensão era temporária e foi decretada pelo presidente argentino Alberto Fernandez em maio de 2021.
A argentina hoje é o 4º maior exportador de carnes global, ainda, o país é o principal consumidor de carne per capita do mundo. E sem justificativas, o preço do produto tem subido mês a mês descontrolado. O chamado Decreto 911/21 reservou ao mercado interno cortes como a costela ossada e desossada, paleta, coxão mole e de meia-carcaça inteira/incompleta, quartos traseiros com/sem osso. Dessa forma o governo priorizará o equilíbrio do mercado interno, tentar de conter a inflação dos produtos do setor (alimentos) e pressionará produtores para que façam ajustes na cadeia produtiva.
Apesar de sinalizar uma oportunidade ao Brasil e outros países do Mercosul, na verdade a pressão argentina até agora afetou os preços (do Brasil, Uruguai e Paraguai) de forma inversa: eles subiram ainda mais. E no cenário global, em 2021 o maior beneficiário da suspensão argentina foi o Estados Unidos, que substituiu os frigoríficos argentinos na exportação para a China.
Operações de exportação lidam há algum tempo com incertezas criadas pelos últimos 2 anos. Para uma empresa que precisa de ajuda com as suas operações, conheça os serviços da Call Export. E, para mais notícias de como essa, siga a Call Export nas redes sociais.
Essas notícias também são do seu interesse…
Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.