Call Export comenta a mudança de comportamento do consumidor no mercado FMCG latino. Imagem: Nathalia Rosa no Unsplash.

As mudanças de comportamento do mercado FMCG latino-americano

No fim de maio foi emitido o relatório Brand Footprint, que relata quais as marcas FMCG (Fast Moving Consumer Goods – ou Bens de Grande Consumo) mais escolhidas pelo consumidor no planeta. Como em outros documentos sobre comportamento consumidor emitidos no primeiro trimestre de 2021, este também relata uma mudança brusca em como as pessoas estão consumindo, e que ainda é cedo para tirar conclusões.

O Brand Footprint aponta dados de consumo importantes, já que as marcas contidas no ranking afetam em média 8 das 10 famílias da América Latina. Entre os dados mais interessantes, 26% das marcas do ranking latino-americano são da região. E o mais marcante, e que deve impactar toda a cadeia de negócios para os próximos anos são 3 tendências detectadas:

  1. Lares compram mais em cada ocasião de compra, e vão menos a pontos de venda.
  2. Rotinas de cuidados pessoais foram pausadas devido a menos interação social.
  3. O comércio digital se acelerou e compete em igual nível com grandes varejistas, gerando menos ocasião de consumo fora de casa.
  4. A mudança de renda disponível testa a resiliência do mercado FMCG.

No entanto, essas mudanças ainda estão em curso, ainda é cedo para estabelecer esses comportamentos como definitivos. Conforme a vacinação aumenta, a retomada de algumas das atividades pré-pandemia ainda vai mudar um pouco mais a forma com que o consumidor percebe as marcas, e estimula as economias na América Latina.

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.